7 hábitos de triatletas profissionais por Craig Alexander

craig_alexander

Há alguns dias atrás o Craig Alexander (5x campeão mundial de Ironman e recordista da prova do Hawaii) fez esse post sobre os 7 hábitos de triatletas profissionais. A dicas englobam os 3 esportes mas quase tudo que ele diz se encaixa para a corrida. Meu inglês não é 100% mas vou tentar traduzir da melhor maneira possível, segue:

1. Estabeleça objetivos claros

Seja realista em relação ao objetivo que você quer alcançar. Quanto tempo e quanto dinheiro você tem para investir? Para você, qual é A PROVA deste ano? E no que fazer outras provas poderia lhe ajudar? Estabeleça treinos com objetivos específicos e escreva tudo em algum lugar para que você não perca nenhum treino.

2. Desenvolva um plano estratégico de treinos

Faça um planejamento de todas as provas que você deseja realizar em um semestre ou um ano. Estabeleça fases de treino em cima dessas provas de modo a desenvolver força e resistência. Tenha foco na sua PROVA DO ANO (Sabe aquela prova preferida? Ou aquela prova que você quebrou no ano passado e este ano quer mostrar que sim, você pode vencer ela? Ou aquela que você deixou de pegar pódium por pouco? Enfim, A PROVA). Organize-se para próximo A PROVA você não estar desgastado devido as provas/treinos anteriores e estar no auge da sua forma para mostrar ao mundo o que você realmente pode fazer.

3. Alimente seu corpo que nem um cavalo de corrida

Você não alimenta um cavalo de 1 milhão de reais com McDonalds. Trate seu corpo com o mesmo respeito, e dê a ele uma dieta natural e balanceada. Alimente-se corretamente antes e depois dos exercícios. Nos treinos, experimente e encontre a sua alimentação ideal para o dia da prova. (nunca use no dia da prova algo que você nunca testou)

4. Optimize sua mecânica corporal

Seu corpo precisa resistir seu plano de treinos se você quiser alcançar seus objetivos. Campeões focam em fortalecimento do core e insaciavelmente optimizam sua forma de nadar, pedalar e correr com analises em vídeo e com a assistência de bons técnicos. SEMPRE pense sobre sua forma.

5. Preparando-se para o dia da prova

Campeões não descartam sua preparação. Toda a temporada eles estão visualizando A GRANDE PROVA fazendo duras e reais sessões que imitam as condições reais do dia da prova. Eles criam um PROCESSO detalhado e focam nisso, não no resultado.

6. Domine o lado mental de ser um competidor

Atletas campeões mundiais tem domínio sobre sua mente. Durante a prova eles tem “o poder” de não se preocupar com o resultado e focam implacavelmente no processo, em cada detalhe. A largada da natação, as transições, o movimento da pedalada, a cadência na corrida – tudo. Competir é 20% físico e 80% mental.

7. Tenha os melhores equipamentos possíveis considerando seus objetivos e orçamento

Equipamento não ganha a prova para você, mas com certeza te faz perde-la (Essa observação é mais para triathlon mesmo. No triathlon você depende de vários equipamentos durante a prova. A tira do óculos não pode rasgar, o zíper da sua roupa de neoprene não pode emperrar, a bicicleta não pode quebrar… na corrida não tem muitos riscos. Claro, você não vai competir com um tenis que a sola está prestes a soltar né?). Adquira a melhor qualidade que seu orçamento permite, mas lembre-se que custo ou marca não é mais importante do que servir bem para você. Tudo deve servir/encaixar perfeitamente em você, em seu corpo, para garantir que você possa ser o mais rápido possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s