Força mental na corrida

12

Este é um assunto que gosto muito, venho lendo bastante ultimamente e, percebi nestas minhas leituras que todos os grandes atletas dão o mesmo peso para treino físico e treino mental.

A grande massa de corredores diz que, em uma maratona – por exemplo, a partir do 34º km a sensação é de carregar um elefante nas costas. É claro que isso não acontece só em uma maratona. Todos temos aquele momento em que carregamos um elefante nas costas. Para quem está treinando para correr 10 km, talvez comece a carregar o elefante a partir do 8º km, para quem vai fazer uma meia maratona, o elefante pula nas costas a partir do 16º… e assim por diante. E são nesses km restantes que solamente a força mental te faz chegar ao destino final.

pensee-positiveHá alguns dias atrás postei aqui no blog um video do Meb Keflezighi, onde ele diz algo muito legal sobre força mental: “Se você faz a sua lição de casa, você passa na prova”. Ou seja, pra ele a segurança mental vem de todas as semanas, meses, anos de treino em que foi empenhado. É o que você fez antes, que vai te dar segurança depois.

 

Vou dar algumas dicas que uso durante meus treinos e provas:

Experimente conversar consigo próprio

Quando o elefante começa a escalar as suas costas, converse com você mesmo, pode ser em pensamento. Diga que você pode mais, que você tem objetivos muito maiores que isso, e por isso essa quantia agora não pode te abalar. Por exemplo, dentro de 5 anos, eu pretendo finalizar um ironman… então quando estou fazendo um treino de 16 km… e me sinto cansado, eu dou um esporro em mim mesmo “Você não quer ser um ironman? Como que está reclamando de correr só 16 km?” E isso sempre me leva pra frente. Durante as provas, uso os pontos de água: antes de chegar no ponto de água, quando estou vendo ele ainda de longe, eu penso: “Opa! Um ponto de água! Lá eu vou pegar uma água… vou tomar um gole e jogar um pouco na cabeça… e isso vai me renovar, e vai me dar disposição pelo menos até o próximo ponto de água”.

Divida a sua corrida

Dividir a corrida em segmentos menores vai fazer com que a distância total pareça mais fácil de ser atingida. Por exemplo, se vai correr 12 km pense “ok, são 3 corridas de 4 km”. No início de cada segmento, visualize-se a si próprio começando nova corrida com pernas renovadas e simplesmente foque-se em chegar ao fim daquele segmento.

Lembre-se que você está fazendo algo que a maioria não consegue

Se você está correndo 6 km, lembre-se que você pertence a uma fatia pequena da população mundial. Poucos conseguem correr 6 km sem parar. Bom, você sabe mais que ninguém como foi difícil chegar até esta marca. Então lembre disso durante os treinos e provas… você é mais, você é exclusivo, você está em um grupo seleto.

Tenha uma frase motivacional

Escolher uma citação importante, ou mesmo uma frase curta como “um passo de cada vez” que pode repetir quantas vezes quiser enquanto corre, pode ajudar a manter-se focado. Pode funcionar como a sua motivação interior, no momento em que mais precisar. Você até pode já ter uma frase favorita para isso, mas se não for o caso, pesquise por citações motivacionais relacionadas com corrida (ou não) para ganhar alguma inspiração adicional.

Inspire-se em alguém

Se alguém chegou em primeiro lugar em alguma prova difícil, se alguém bateu um recorde, se alguém correu durante anos e nunca teve que parar por uma lesão séria; este deve ser admirado. Encontre um ídolo, alguém para se inspirar e seguir seus passos. Lembre-se dele durante a corrida, lembre da sua postura, das suas técnicas, da sua imagem passando no corredor final antes da linha de chegada.

Visualize a sua corrida

Esta técnica é muito apontada por técnicos. Conheça o percurso, conheça tudo que você vai enfrentar durante a prova. Nos dias que antecedem a prova, imagine-se durante a mesma, visualize cada km e a linha de chegada. Visualize como vai posar para as fotos que vão tirar de você durante a corrida. Imagine como se vai sentir quando alguém lhe colocar a medalha ao pescoço. E pense como vai ser ver os seus amigos te aplaudindo na chegada.

 

Fontes

http://www.desedentarioamaratonista.com

http://www.treinomestre.com.br

http://revistacontrarelogio.com.br

http://www.suacorrida.com.br

2 respostas em “Força mental na corrida

  1. Adorei o post!!
    Minha frase de motivação: o corpo conquista aquilo que a sua mente acredita!

    E vamos correr o//

  2. Parabéns, o post está muito bacana. Acredito que a experiência que começamos a ter, motivará nós mesmos a ajudar outras pessoas a correr e descobrir como esse exercício é motivador!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s