Dor na canela ou “canelite”

Se você está sentindo dor na canela, durante ou após a atividade física ou ambos, você foi sorteado com uma canelite ou Síndrome do Estresse Tibial Medial.

canelite

É algo bem comum entre corredores. Eu mesmo, Renan, já fui vítima desta.

Segundo a Revista Runners World, esta síndrome é responsável por 6 a 16% de todas as lesões diagnosticadas em corredores sendo o terceiro problema mais reportado nesta população.

A canelite é causada pelo aumento ou alteração na intensidade da atividade física, simplificando: você está fazendo mais do que o seu corpo está preparado para fazer. O ideal é procurar um profissional do esporte para orientar você no plano de treino.

O que agrava a canelite?

Estar acima do peso – Não só para a canelite, mas para o bem da sua coluna, quadril, joelho e tornozelos: Seja magro! Eu lutei quase 6 meses contra a canelite, e percebi que me livrei dela quando emagreci 8 kg. E olha que eu não era obeso. Tenho 1,80 m e pesava 76kg, um peso considerado “normal” para a altura. Mas para ser um corredor sem lesões você tem que ser magro. É a realidade e é bem lógico na verdade, imagine que todos nós corredores temos um motor 1.0… agora tente carregar com esse nosso motorzinho 1.0 o que um caminhão 3.0 turbo carregaria, não vai dar né? rs Algo vai pifar.

Só para deixar claro: Ser magro é ser saudável. Eu sei que você passou a sua infância toda ouvindo da sua querida vózinha, ou até de seus pais, que você só é saudável… bonito… forte quando é gordinho rs Esqueça isso! E se você é um desses avós ou pais que ainda fala essas besteiras para seu filho, por favor, não coloque esse peso sobre suas costas. Informe-se, o Google está aí livre e desimpedido.

Solução: Mudar a alimentação e fazer esportes sem impacto até alcançar o peso ideal para a corrida. Natação e bicicleta são esportes que gastam bastante calorias e não tem nenhum impacto.

•  Treinos em superfície duras – Já fizemos um post sobre isso.

Uso do tênis inadequado – Já fizemos um post sobre isso.

Tratamento

– Procure um médico do esporte.

– Repouse completamente (a não ser para caminhar e para as atividades diárias) por pelo menos 2 semanas.

– Aplique gelo no local por no máximo 20 minutos (mais que isso causa o efeito contrário) 2 vezes ao dia.

– Depois de 2 a 4 semanas e quando a dor desaparecer, você pode começar a correr novamente. Aumente o nível de atividade lentamente. Se a dor retornar, pare de se exercitar imediatamente.

– Sempre aqueça antes de fazer um exercício.

– Faça exercícios para fortalecer a região da canela:

 

Fontes:

http://lequiperunners.blogspot.com.br

http://runnersworld.abril.com.br

http://corredorlivre.blogspot.com.br

http://www.minhavida.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s