Tornando-se um corredor

Muito já se falou neste blog sobre os preparos para iniciar na corrida… o que comer, como respirar, qual tênis comprar, etc Mas ainda não tinha um passo a passo de como começar a correr, em questão de tempo, velocidade, frequência, etc. Vamos lá!

the-strengthening-experience-2013

Primeiro de tudo: Esqueça o tal de “Eu não consigo correr”. Isto não existe. Todos somos capazes de correr quantos quilômetros queremos. Se você tentou, e sentiu que “oh céus, eu não sirvo para isto.”… com certeza você não estava fazendo da maneira correta.

Nas primeiras vezes que corremos NÓS QUASE NÃO CORREMOS. É isso mesmo, não se fruste. Seu corpo e mente não estão preparados para aquilo… falta ar, falta pulmão, falta nariz, falta estômago, falta luz, falta tudo. rs Parece que tem uma rolha na garganta não deixando o ar entrar. Isso é normal, e depois de 3… 4 meses treinando corretamente esses sintomas simplesmente somem – do nada – prometo para você! Persistência é a palavra chave para quem quer correr vários km sem parar.

tres

Dividi em 3 passos:

(Vou considerar que você já tem um par de tênis e roupas apropriadas. Não são essenciais mas são importantes, principalmente o tênis).

1. O seu primeiro dia de corredor

No dia que você decidiu começar a correr, faça refeições saudáveis, hidrate-se (claro que você deveria estar fazendo isso desde que nasceu, mas pelo menos no dia ou melhor, nos dias que antecedem seu início de treino, tente ser mais saudável). Escolha um dia onde o tempo esteja agradável (sem chuva, sem calor ou frio excessivo), um dia que você dormiu bem, escolha uma pista/local que você conhece.. que tenha uma paisagem bonita, enfim, quanto mais fatores cooperarem a seu favor, melhor vai ser a sua primeira experiência e isto fará com que se empolgue para a segunda vez. Alimente-se 2 horas antes de correr.

2. Hora da ação

– Aqueça fazendo 10 minutos de caminhada rápida. Sempre faça o aquecimento, isso vai evitar uma série de lesões.

– Existe uma fórmula, indicada pela Revista Runners World que é simples e funciona muito bem:

Corra por 3 minutos, e caminhe por 2. Vá repetindo isto até completar 35 minutos de atividade. (sem contar os 10 minutos do aquecimento)

Ou seja, você vai fazer 7 vezes esse processo. Quando digo correr, é em uma velocidade confortável, leve… não é como você correu quando era pequeno e tocava as campainhas das casas e saia correndo!

Lembre-se que o teu objetivo não é terminar 100 metros em 10 segundos, e sim se manter correndo por um certo tempo.

3. Missão cumprida

Muito bem! Está se sentindo o batman né? rs Vá para casa, tome um banho, alimente-se, hidrate-se, e ligue para aquele amigo preguiçoso para contar que agora, você é um corredor!

E, o mais importante: pegue sua agenda e marque nela 3 dias da semana onde você vai fazer isto daqui pra frente. Você só vai ver resultado se manter uma frequência. Não exagere, 3 dias por semana está ótimo para quem está iniciando, mais que isso pode fazer o efeito contrário. Também não corra dois dias seguidos, seu corpo vai precisar de um dia de descanso para se recuperar.

De grão em grão, a galinha enche o papo. Após uma semana, ao invés de correr por três minutos, corra por 4 e caminhe por 2. Após duas semanas, corra 4 minutos e caminhe 1. Se não conseguir, faça esse aumento de duas em duas semanas. E assim vá progredindo conforme seu corpo vai se acostumando com a corrida. É automático, e acontece com todos sem exceção… com o passar do tempo você vai correr cada vez mais e caminhar cada vez menos, até que esteja somente correndo. Dai chegou a hora de pensar em uma prova de 5 km, mas daí é papo para outro post…

2 respostas em “Tornando-se um corredor

  1. Adorei o post Renan, ficou engraçado e muito verdadeiro, isso aí corredor, eu ainda não estou nos 16km com tranquilidade, mas chego lá…hehehe

  2. Amei o post amor!!!
    No começo é dificil mesmo… parece que a gente nao nasceu pra isso! rsrsrs Mas agora, com 7meses de corrida, corro 6km e me sinto o batman tbm! rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s