Nariz ou boca? Respiração durante o exercício é ajustada pela intensidade

Sim, o blog andou meio abandonado, mesmo sabendo que corredor não tira férias, não consegui manter o blog atualizado. Mas vamos lá… depois de varias caixas de isopor, pacotes de gelo, churros e milho verde, vamos pôr ordem nesses corpos e mentes corredoras! rs

Encontrei essa matéria falando sobre uma das principais dúvidas de quem está iniciando na corrida, a respiração. Boa leitura!

A respiração é um processo que se controla de maneira involuntária. Isto significa que não precisamos pensar em como respirar mesmo durante um exercício fisco. A respiração natural se caracteriza em inspirar e expirar fazendo ar passar pelas fossas nasais, sendo assim possível proporcionar um “filtro” para o ar que vai para os pulmões.

As fossas nasais têm exatamente esta função, desempenhando o papel fisiológico de tentar reter a impurezas do ar que vai aos pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue. Respirar pelo nariz é, portanto, fisiologicamente correto. Quando existe algum tipo de problema aumentando muito a resistência à passagem do ar durante a inspiração, começa a prevalecer a entrada do ar pela boca, mesmo durante o repouso, caracterizando o quadro que leva o indivíduo a ser denominado como um “respirador bucal”.

Este vídeo resume bem tudo isso:

Trata-se de um ajuste necessário para proporcionar uma adaptação à intensidade do exercício. Como existe a ideia de que “respirar pela boca é errado” algumas pessoas podem tentar forçar, de maneira voluntária, a inspiração só se fazer pelo nariz, e isto não está certo.

Tem a ver: http://glo.bo/15Pub2A

Fonte: http://glo.bo/1cQQMuO

7 respostas em “Nariz ou boca? Respiração durante o exercício é ajustada pela intensidade

  1. Adorei o post!!!
    Eu sou uma que muita vezes acabo tentando forçar a inspiração pelo nariz…
    Mais um aprendizado!

  2. Muito boa a dica! Eu intercalava com respiração nasal e bucal, mais agora nos treinos já sei como proceder! Abraço!

  3. Adorei as dicas, eu também procuro intercalar na respiração, mas já percebi que essa é uma das grandes dificuldades que se tem inicialmente…pois quando comecei a correr esse era meu principal problema.

  4. Pingback: Tornando-se um corredor | Sola & Mente – Equipe de corrida de rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s