A corrida e suas lesões

“Ter que parar de correr!!!” Esta é a resposta imediata de um verdadeiro corredor quando questionado qual seria hoje seu maior pesadelo…

Os benefícios decorrentes da corrida são inúmeros e facilmente perceptíveis, principalmente por aqueles que costumam praticar regularmente. Contudo, nem tudo são flores na vida de um corredor… a presença de lesões músculo-esqueléticas representa sem sombra de dúvida o maior dos malefícios; sendo apontada como a principal causa de afastamentos e interrupções da prática.

Recentemente, um estudo estatístico realizado no Brasil, apontou que cerca de 30% dos corredores de rua apresentaram algum tipo de lesão no últimos seis meses. Sendo o sexo masculino, o mais acometido e, a faixa etária entre 31 a 45 anos a campeã de queixas.

lesao

Dentre as principais causas relacionadas a estas lesões podemos apontar a falta de orientação na distribuição dos treinos ao longo da semana, o aumento abrupto do volume ou mesmo da intensidade e a falta de recuperação adequada após os treinos como os lideres do ranking. A falta de um adequado aquecimento, o uso de tênis inadequados e a prática em terrenos impróprios também podem ser facilmente apontados como vilões para o surgimento de lesões das lesões.

Os Membros Inferiores são os mais acometidos e, independente do tipo ou do grau de complexidade, cerca de 75% das lesões nos corredores são geradas pela sobrecarga decorrente da repetição mecânica – as conhecidas lesões de overuse.

Assim, antes mesmo de apontarmos quais as lesões mais prevalentes nos corredores, um dado fundamental merece destaque: cerca de 60 a 70% das lesões de overuse podem ser prevenidas apenas com uma boa avaliação funcional e orientação adequada. Por isso, ressalto sempre a importância de se ter por perto profissionais especializados em avaliar os fatores de riscos relacionados à prática da corrida.

Fonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s